Pergunte o que quiser

Esse espaço está destinado a todos que quiserem fazer perguntas, tirar dúvidas.

Pode entrar e ficar à vontade, não haverá crítica nem julgamento. Sua pergunta será a oportunidade de outros pegarem carona e lembrarem de outras questões.

Um espaço informal para um bate papo. Não sei todas as respostas mas procurarei por elas e juntos podemos chegar a algum lugar.

Estamos juntos!!

Espero por vocês.CEL:11 96255774

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24 pensamentos sobre “Pergunte o que quiser

  1. Sonia adorei tudo. sou mãe, eu gostaria de saber sobre estes cursos, palestras e tudo mais sobre autismo e deficiencia intelectual aqui no Rio de Janeiro. Outra coisa, porque você diz criança ou adolescente que ESTÁ AUTISTA , e não ” é autisma “, desculpe a minha ignorancia. BEIJOS. Danny.

  2. Oi Sonia adorei seu site, sou professor de Educação Física e ja trabalho com crianças autistas no Rio gostaria de me especializar mais como faço??
    Beijos fica com Deus!!

    • Oi Sonia, parabens pelo seu site e sua forma alegre de lidar com autismo, nem sempre facil de lidar.Gostaria de saber se vc conhece algum profissional em Vitória Espirito Santo que desenvolva o mesmo trabalho que vc.
      Bjs Ana Raquel

  3. boa tarde! sou mae de um adolescente autista, estou me mudando para belo horizonte e gostaria de saber se existe alguma escola especial voltada somente para autistas em belo horizonte> obrigada Denise Furtado

  4. Boa noite!

    Meu filho tem 7 anos e foi diagnosticado com Transtorno invasivo do Desenvolvimento, faço terapias com Psicologa, fono e TO
    Estuda no 2º ano e não quer ir a escola. O que fazer para estimular/incentivar ir a escola?

    Obrigada

    • Reni, como restá seu filho na escola? Está mais motivado….Desculpe essa demora prá responder, não consigo colocar tudo em dia.
      Me mande informações de como ele está hoje, quem sabe ainda posso te ajudar. bj

  5. Adorei o seu site!!!Meu filho de 6 anos têm dificuldades de evacuar no vaso,quando quer fazer o cocô ele sempre me pede fralda,já tentei de tudo que se possa imaginar,recentemente ele fez no vaso com a fralda,mas sem a fralda não faz de jeito nenhum,preciso da sua ajuda.Como fazer para ele largar de uma vez por todas a bendita fralda?Obrigada.

  6. Glaucia, tudo bem? Muitas crianças apresentam essa dificuldade e por diversas razões. As vezes tem medo de sentar no vaso, tem medo do buraco enorme por baixo….é uma sensação horrível e verdadeira.
    Não sei tudo o que já fez porém tenho uma dica prá experimentar.
    Ás vezes a sensação de deixar o cocô cair gera muito desconforto então quando ele te pedir a fralda,Não Reaja, aja naturalmente de forma calma e voz suave e coloque mas uma fralda maior e bem frouxa para que ele possa sentir a queda do cocô na fralda. Experimente e me conte. bj

  7. boa noite
    faço pós graduação em psicopedagogia e o tema do meu tcc é como as brincadeiras podem auxiliar a aprendizagem de crianças autistas. no ultimo capítulo faço uma pesquisa com alguns autores sobre o tema e gostaria de saber sua opinião também. desde ja agradeço sua atenção
    silmara

    • través da interação, da construção do brincar, pena que essa intervenção não parece muito científica aos olhos de pessoas que deixam passar desapercebido essa grandiosa ferramenta.
      Numa sessão lúdica, intensa somos capazes de ensinar a ALEGRIA às crianças. Resgatar aquele sorriso ou gargalhada que antes era tão natural.
      Procurar entender como essa criança brinca e como ela se diverte mesmo que não seja da forma como esperamos e mesmo assim apreciar, e diverti-se junto…. essa é a chave para a grande mágica da interação.
      Escreva prá mim, Simone, bj

  8. Pingback: Meu anjo não quer por roupa alguém passa por isso também! | Autismo Encanta

  9. Como posso fazer para uma criança autista ce de tras para a frente mas não se interessa om 6 anos e 6 meses se interessar em escrever minha neta é super inteligente sabe o alfabeto completo conta de 1 ao 20 sem errar inclusive mas não se interessa em escrever nem na escola.

    • Sueli, essa falta de interesse pela escrita é muito comum e temos que fazer um trabalho conjunto de interesse de sua neta com motivação e assim aproximar o pegar no lápis e depois escrever.
      Por ex: tenho um garotinho com essas características e voce poderá encontrar um post aqui no blog sobre aproximação do lápis e também tesoura.
      Ele adoro histórias e sempre temos uma prá contar. Utilizo primeiro a técnica da dramatização de cars e bocas contando a história de um jeito bastante dramático e engraçado. Depois disso ele quer que eu repita umas 500 vezes, rs
      Eu faço de novo mas accrtescento um elemento importante á história, numa cartolina desenho a história,rapidamente com todo o meu talento e vou contando, dramatizando e desenhando….peço naturalmente que ele me ajude a e lhe dou uma canetinha e ele faz os primeiro traçados ESPONTANEAMENTE.. cOMEMORO, CELEBRO SUA PARTICIPAÇÃO… “uau, como ficou legal o seu desenho, sua pintura.
      E voltamos para o teatro…. uma gota por dia.

      na útima história “João e Maria”, eu fiz o caldeirão onde a bruxa fazia a poção mágica e dentro coloquei algumas palvras…Meu fofo de pois de bastante motivado com as palhaçadas e fantasia de brixa, tinha que retirar as palavras do caldeirão e copiar… só assima mágica aconteceria. E… quando…a palavra estva escrita, Muitta comemoração e elogios pelo que ele tina produzido, YEEEE. E aí a mágica era sair correndo e pega-lo no colo. girando e falando com risada de bruxinha, Iahahahhahahh.
      Ufa! mais ou menos assim, . Podemos conversar pelo skipe, querida.

  10. Pingback: Respondendo: Meu anjo não tem interesse pela escrita | Autismo Encanta

  11. Olá Sonia, sou estudante de Terapia Ocupacional e tenho muitas dúvidas nessa área do Autismo. Gostaria de saber como você estrutura as atividades com seus pacientes, geralmente sei o que deve ser feito, mas sinto muita dificuldade em pensar quais materiais/brinquedos usar durante o atendimento, assim como meios/métodos para adequação do alerta.
    Gostaria que você me desse alguma dica. Desde já agradeço!

    • Ana Cristina, obrigada por seu contato. Sei como são essa coisas. Sabemos o que deve ser feito porém não sabemos como começar. Estou divulgando um workshop aqui em São Paulo nos dias 29 e 30 de março. Veja o post aqui no blog.
      Me mande uma situação específica para que eu possa te ajudar.
      as atividades são montadas de acordas com as metas traçadas, o interesse de cada criança e o que as motiva. assim cruzo os dados e vou prá mesa pensar,criar e confeccionar.
      se preferir mande 20min de um vídeo seu com sua criança, fica mais fácil te ajudar.

  12. Boa noite! Tenho um filho autista com 5 anos de idade. Um menino sorridente. Adora abraçar, brincar de pega -pega, ir a escola, gosta da natação e sabe nadar, já escreve seu nome sozinho, gosta muito de comer etc.,, porém, ele apresenta há alguns meses uns comportamentos repetitivos tipo: passar as mãos em paredes ou areia e em seguida lambe-lãs e tirar sapatos e meias quando chega na escola. Como posso ajudar meu filho? Abraço!

  13. Sonia gosto muito do seu blog,sempre aprendendo c ele.Tenho um filho autista,esses dias ele comentou sobre a sensação de congelar o cerebro quando toma sorvete,e claro q não e congelar mesmo,uma vez vi uma explicação sobre isso, mas não lembro,tem uma pessoa q me perguntou sobre isso,queria entender mais essa sensação q ele tem na cabeça quando toma sorvete p poder explicar p essa amiga.

  14. meu filho tem 5 anos e 6 meses, ele já esta independente no xixi vai sozinho ao banheiro, mas o coco ele fica esperando levarmos ele e vira e mexe faz na roupa, teria alguma dica pra nos ajudarmos?

  15. Olá, meu filho tem 12 anos e não aceita nenhum tipo de calçado.
    Teria algum exercício que eu possa ajuda lo a se desenvolver neste aspecto?
    obrigada.Soraia

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